And the Oscar goes to...

Nada mais justo que começar do começo, né? HÁ!

Portanto, hoje resolvemos contar pra vocês um pouquinho da história de quando nosso assunto principal foi finalmente reconhecido e premiado! O primeiro oscar da nossa querida trilha sonora!


Desde o início o cinema teve como item essencial as trilhas sonoras. Porém, só em 1934 elas ganharam uma categoria para concorrer ao Oscar.
E o primeiro a levar a estatueta foi o filme Uma Noite de Amor (One Night of Love), do diretor Victor Schertzinger.


O filme conta a história de uma garota que se apaixona pelo seu professor de canto, mas ao perceber que seu amado se interessara por outra cantora, ela tenta sabotar sua própria carreira profissional.

O Oscar de Melhor Trilha Sonora sofreu várias alterações de nome e de modalidades de premiação. De 1934 a 1937, a categoria era denominada apenas como "Música". De 1938 a 1940 mudou para "Música Original" e "Música Adaptada". De 1941 a 1961 virou "Música de Filme Musical" e "Música de Filme Não Musical". De 1962 a 1984, "Música Original" e "Música Adaptada". De 1985 a 1994 foi somente "Música Original". De 1995 a 1998, foi dividido novamente em "Música Original de Musical ou Comédia" e "Música Original de Drama". E finalmente, a partir de 1999, foi denominado "Trilha Sonora Original".

As indicações são feitas por compositores e letristas e quem recebe o prêmio é o compositor da trilha, e não o intérprete. No caso do filme citado acima, a trilha foi composta por Louis Silvers.

Outros indicados nesse mesmo ano foram os filmes A Alegre Divorciada (que levou o Oscar de melhor canção) e A Patrulha Perdida.




Bom, por hoje chega! Mas estamos esperando sugestões para o próximo post! Nosso e-mail é: soundtrackrtv@gmail.com 


Até mais galera!


3 comentários:

Anônimo disse...

alunos de rádio e tv, usar a imagem do Hitler (mesmo que com fones de ouvido) como avatar do perfil de um blog como esse é lamentável.

não envergonhem nossa classe...

Eduh Soares disse...

oi, você visitou o meu blog, e eu visito o teu! muito legal também!

SNDTRCK. disse...

Caro Anônimo
A intenção da foto é fazer uma brincadeira com o famoso ditador...não, não somos simpatizantes do nazismo. ;)

Postar um comentário